Um
idoso morava em sua casa grande e confortável na cidade de Mairiporã - SP.
Tinha seus netos, sempre buscando trazer alegria para ele. Tinha quatro filhas
que o visitavam com frequência. Era uma vida tranquila e calma, com bastante
vigor e saúde, pois caminhava todos os dias de manhã. Lia seus livros de tarde, tocava seu piano
com suas melodias clássicas e encantadoras de se escutar. Via o nascer e o pôr do sol. Tudo
isso era sua rotina.
Há
6 anos atrás, ele perdeu sua amada esposa por câncer. Nos três primeiros anos
ficou muito arrasado e sem motivação para viver. Nos anos seguintes buscou
ocupar a mente para poder preencher o vazio que sentia da sua perda. Suas
filhas o ajudavam para poder sempre animá-lo de alguma forma. Buscava sorrir sempre,
mesmo nos momentos difíceis da vida para manter-se erguido diante das
turbulências que as tempestades o traziam.
Todas
as noites, ele se sentava em sua varanda e conversava com sua esposa e refletia
sobre os momentos e situações do dia a dia.
“Pois
é, querida, mais um dia de vida! Sabe, hoje corri, li alguns capítulos do seu
livro preferido, toquei a nossa música (que se chama “Since I Don’t Have You”).
Lembrei da nossa primeira dança, um momento inesquecível e agora estou aqui
conversando com você.”
Em
seguida ele começou a chorar de tristeza pois ainda era difícil para ele lidar
com o luto.
No
dia seguinte, quando foi caminhar, encontrou com seu amigo de infância que
morava há 10 quarteirões de sua casa. Seu amigo lhe contou algo que foi muito
bom de escutar e reconfortante.
“As
lágrimas duram apenas uma noite, mas alegria vem pela manhã, meu amigo. Muitas
das vezes não conseguimos enxergar as coisas que estão adiante de nós porque
estamos olhando para baixo. Olhe sempre para céu, pois os que fixam os olhos no
horizonte podem perseverar e passar pelos obstáculos, com grande alegria. Se
revestindo com essa alegria a cada ultrapassagem de obstáculo e, assim,
alcançando seu propósito.”
O
idoso chegou em sua casa muito feliz pelo conselho de seu amigo, pois para ele
apenas tinha que continuar a andar. Porém não sabia que o andar não só requer
preparo físico, determinação e foco e sim a alegria de um propósito. Tomou seu
banho e logo foi tocar piano para retratar a nova virada de chave em sua vida.
Quando foi a sua varanda novamente conversar com sua esposa, não conseguia
expressar em palavras o que estava sentindo em seu coração.
Então,
após ter seu momento com sua amada, já foi descansar pois no dia seguinte o
piscineiro viria para limpar a piscina de sua casa.
Logo
cedo se levantou, tomou café, leu o jornal e fez sua caminhada matinal. Quando
voltou, se organizou para receber o piscineiro que estava para chegar em uma
hora.
Depois
de deixar tudo arrumado, o piscineiro chegou.
“Bom
dia, senhor” – disse o piscineiro.
“Bom
dia, Josué” – respondeu o mais velho. “Pode ficar à vontade”, completou.
“Obrigado,
senhor.”
Então
ele preparou suas ferramentas para começar seu trabalho. Enquanto o idoso foi
se sentar na cadeira de sol, para que eles pudessem conversar. Começou a limpar
a piscina que estava muito suja e logo iniciou-se uma conversa.
“Dessa
vez deixei bem suja” - disse o senhor
“Acredite
se quiser, já peguei piscinas piores” – respondeu Josué
“Toda
semana chamo o Vicente, mas nessas duas semanas ele não pôde vir e podemos
observar que não sei cuidar muito bem de uma piscina.”
“É
um prazer, senhor, poder limpar sua piscina e deixá-la em perfeito estado. Sabe,
quando limpo as piscinas, me sinto feliz, pois tudo que era sujo com compaixão
e cuidado meu, se tornou limpo.” - disse Josué
“Nossa
que expressão linda! Há quantos anos você limpa piscinas?” - perguntou o senhor
“Há
3 anos apenas. Senhor. Comecei com meus 30, pois eu era carpinteiro com meu
pai, e quando fiz minha primeira limpeza fiquei muito contente por saber que eu
podia deixar o que era velho se tornar algo novo.”
“Que
história bonita!” – respondeu o senhor.
“De
fato, eu não vou para as casas onde as piscinas estão limpas, e vou àquelas que
estão sujas.”
Quando
Josué relata isso, ele quis dizer que as pessoas saudáveis não precisam de
médicos, mas sim os doentes. Porque Jesus não veio para chamar os justos, mas
sim os pecadores, para que se arrependam.
“Nossa,
nunca vi ninguém com essa atitude em sua profissão.”
“Pense
que a água não só serve para remoção de sujeira em nossos corpos, e sim é uma
consciência para nos revestir de uma nova maneira.”
O
senhor não entendeu, pois ele estava falando de sujeira de piscina e agora
começou a falar de tomar banho. Então Josué sabia que ele não tinha entendido e
prosseguiu:
“Senhor,
digamos que existe um amor que o mundo não consegue oferecer, que traz um
conforto, um proposito, e nos mostra que há um lugar que você não será julgado
pelas pessoas dessa terra e sim acolhido por meio desse imensurável amor.”
O
senhor começou a se emocionar.
“Me
sinto como se tivesse carregando o mundo nas costas depois de perder minha
esposa, sabe Josué... não ver a luz ou ter medo de saber a profundidade da água...
perder as cores e sabores da vida....Porque mesmo correndo para vários lugares
não consigo chegar lugar algum ou até mesmo não me encaixo em nada, apenas vejo
lágrimas em minhas mãos enquanto tudo desmorona em minha volta.” – confessou o
mais velho.
“Quando
confessamos uns aos outros e oramos uns pelos outros, somos sarados.” – disse Josué.
“E
acrescento: se confessarmos os nossos pecados, Jesus vai perdoá-los e purificar-nos
de toda injustiça que o mundo e tudo ao seu redor foi se destruindo, porque ele
é fiel e justo. Ele honra e exalta os que se humilham” - disse o mais novo.
Então,
digamos que existe esse lugar de descanso e alívio. Arrependam-se e voltem-se
para Deus, para seus pecados serem apagados e assim tempos de renovação virão.
“Então
você me diz que eu posso ter paz e viver como nova pessoa?” - perguntou o
senhor.
“Sim,
com certeza! Pois ele é teu consolo, caminho seguro e teu grande salvador.” –
respondeu o piscineiro.
“Então
quero entrar nesse lugar!” – pediu o senhor.
Logo
a piscina estava tão limpa quanto um oceano cristalino. O senhor segurou nas
mãos de Josué, desceu nas águas e foi batizado. Os dois choraram pois haverá
maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove
justos que não necessitam de arrependimento. Ou seja, você foi chamado para
viver um conforto de um propósito.
Portanto,
depois desse momento inesquecível do idoso, ele se tornou nova criatura. Toda
aquela solidão foi preenchida, todo o peso foi tirado, pois a sensação dele era
de que o mundo tivesse sido tirado de suas costas. Pois é, sentiu-se acolhido
por duas mãos de eternidade que escreveram esse grande momento.
Então
quero te dizer, querido leitor que Ele tem um propósito para sua vida! Se
chora, será consolado por Ele. Está cansado? Posso te dizer que Jesus nos fala:
“Vinde a mim os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e
humilde de coração, e encontrarão descanso para alma, meu jugo é fácil de
carregar, e o fardo que lhes dou é leve.”
Apenas
olhe para alto e veja que tem esse imenso amor te olhando. Mergulhe nessas águas
onde que ninguém poderá te julgar dizendo que não sabe nadar. Aceite o amor de
Jesus por você.
Texto: Guilherme Gonçalves
Revisão: Luísa Zaqueu
Glória a Deus!
ResponderExcluir